Tags

, ,

Introdução

O Mapa Político é um projeto que iniciei em Maio de 2019.

Acredito que será de grande utilidade em 2022, nas próximas eleições (para os mais atentos até antes, nas eleições municipais, em 2020, observando quem são os aliados dos candidatos).

Ele nasceu com uma planilha (com filtros de pesquisa por políticos, partidos, por exclusão de critérios, etc.) onde mostramos a participação do deputado/senador em relação aos temas de interesse para o país (como votou).

Objetivo

Com essas informações disponibilizadas, nas próximas eleições poderemos dar uma resposta àqueles que não corresponderam com nossas expectativas durante seu mandato. Enquanto o Recall Anual de Políticos (RAP) não é implantado, tomemos essa medida paliativa.

Protocolo

Com o decorrer do tempo (e votações), novos temas serão acrescentados e a planilha atualizada. A lista dos temas abordados encontra-se na planilha.

Nossa equipe de analistas e pesquisadores buscam as informações necessárias em fontes confiáveis que são sempre listadas para verificação.

Metas

Esta etapa do projeto tem como objetivo, além da produção e divulgação do material, preparar os membros das equipes para serem agentes multiplicadores do projeto. Eles estão adquirindo experiência para ajudar na formação de novas frentes de trabalho no futuro (eleições Estaduais e Municipais), onde serão supervisores.

Já começamos a desenvolver o site do projeto (que tem como embrião a planilha disponibilizada gratuitamente para download) e também o app.

Quando o site estiver no ar, basicamente serão oferecidas (gratuitamente), dois tipos principais de informação (entre outras):

1) Candidatos: qual o posicionamento dos candidatos antes das eleições sobre temas que interessam à população? Vide meu artigo Eleições, publicado no site Conexão Política;

2) Parlamentares: como votaram os parlamentares eleitos? Com isso fiscalizaremos a coerência com as promessas de campanha.

Através de um algoritmo próprio, cada parlamentar receberá uma pontuação que é definida através da comparação com a linha de pensamento de cada eleitor, em cada votação. Esses parâmetros são facilmente configuráveis, o que tornará o serviço útil para qualquer espectro político.

Equipes

Além das equipes formais, que hoje são duas Equipe – TI e Equipe – Política, contamos também com a colaboração das equipes informais de divulgação, que são as pessoas que “anonimamente” fazem o trabalho voluntário de compartilhando o projeto nas redes sociais. Assim como os divulgadores, os membros da Equipe de TI e Política também são voluntários e dedicam seu tempo livre para colaborarem com o projeto. Seu trabalho é de fundamental importância.

Nossas equipes fazem parte de grupos de WhatsApp fechados e segmentados onde o foco é apenas a discussão do projeto, não discutimos política dentro deles.

Download

O download da planilha é grátis e estará disponível sempre neste link.


Planilha Mapa Político (download)
Atualizada em 19Jun2019 (Qua)


Para facilitar, observe a data da última atualização (a frequência de atualização é semanal) para que não faça o download de uma versão que já possui.

A planilha é alimentada praticamente toda semana (quando há votação relevante para o país, pois não vamos acompanhar votações de datas comemorativas, por exemplo).

Teste as diversas possibilidades de combinação de filtros, um dos pontos fortes da planilha.

Note que as células em verde (na planilha) são os votos favoráveis ao interesse do país, em vermelho, contra. O parâmetro são os conceitos conservadores. Correções, críticas e sugestões de melhoria da planilha serão sempre bem vindas, avaliadas e implementadas quando possível.

Você pode organizar a planilha para mostrar os dados na ordem que desejar (através dos filtros): Políticos, Estado, Partido, Função, Posicionamento na votação. Também pode escolher diversos critérios de pesquisa, selecionar apenas políticos de um partido, selecionar políticos que não sejam de um partido específico, somente quem votou a favor de um tema, por ordem alfabética, por voto, por critérios específicos ou exclusão deles, entre outros.

Seja um voluntário

Este é um projeto colaborativo e precisamos de um número considerável de pessoas para trabalhar e formar os futuros supervisores de equipes locais.

Se você tiver interesse e disponibilidade em ser um voluntário/colaborador, clique no link abaixo e veja, entre as funções disponíveis, qual a mais adequada para você. Após analisar, entre em contato comigo.

Trabalhe conosco

Temos dois grupos, fechados e focados na comunicação sobre os detalhes do projeto, no WhatsApp, cujos membros são apenas as pessoas da equipe de trabalho.
Sugestões, críticas e correções são sempre bem-vindas.

Indique esse link nas redes sociais para que o Projeto atinja o máximo de eleitores possível.


ADMINISTRADOR
Francisco Teodorico (@teodorico1967)

EQUIPE POLÍTICA

Analistas
Alex Diferolli (@alexdiferolli)
Ana Ribeiro (@AnaRibe52585488)
Cida Pessoal (@CidaPessoa9)
Elizeu Nogueira (@elizeunogueira5)
Leandro Gama (@theleonardgama)
Luiz Felipe (@luizzfelipe19)
Marco Palestra (@Marco96323135)

Pesquisadores
Alexandre (@gm_alexandre)
Iara (@iaragb)
Ozório (@BrReaca)
Marco Palestra (@Marco96323135)

EQUIPE TÉCNICA (TI)

Gestores

.: Site
Ozório (@BrReaca)

.: App
Leo Hermoso (@leohermoso)

Administrador de Banco de Dados (DBA – Site/App)
Leo Hermoso (@leohermoso)

Analista de Sistemas (Site/App)
(cargo vago)

Desenvolvedor (Site/App)
Leo Hermoso (@leohermoso)

Designers (Site/App)
(cargo vago)

Marketing (Projeto)
(cargo vago)

Planejamento (Site/App)
Marco Palestra (@Marco96323135)


Leia também:
Recall Anual de Políticos
Governo Bolsonaro – Resultados
Mapa Político – Índice

Anúncios