Tags

,

Se você é uma típica pessoa trabalhadora… Você mantém em média 30 conversações por dia. Você vai gastar 1/5 de sua vida falando. Você vai falar, ao longo de um ano, palavras suficientes para encher 66 livros, de 800 páginas cada.

O homem fala em média 20.000 palavras por dia. A mulher, 25.000 – talvez isto explique porque alguns maridos não têm nada a dizer quando chegam em casa à noite, enquanto a suas esposas estão ávidas por conversar. Enquanto o homem provavelmente já usou a sua quota de 20.000 palavras diárias no trabalho, sua esposa pode ter feito o mesmo e ainda ter um estoque de 5.000 palavras para usar!

Somos um mundo de tagarelas. A conversa está em toda parte. Temos conversa pelo rádio, programas televisivos de entrevistas, telefones nos carros e orelhões em cada esquina. E aí é que está o problema: quanto mais você fala, maiores são as chances de que sua boca venha a colocá-lo em apuros!

Eis algumas sugestões simples sobre como “administrar a sua boca”:

Pense antes de falar – Pare e acione a engrenagem de sua mente, antes de abrir a sua boca. “O coração do sábio controla suas palavras e transforma esse homem num ótimo professor e conselheiro” “Sempre temos que comer o fruto das palavras que semeamos”

Fale sempre a verdade – Frequentemente retemos a verdade para evitar conflitos. Não desejamos “entornar o caldo”, mas ao final somente conseguiremos tornar as coisas ainda piores. A falta de sinceridade destrói relacionamentos! “Deixem de mentir uns aos outros. (…) Quando mentimos uns aos outros estamos fazendo mal a nós mesmos”. Um verdadeiro amigo usará de franqueza com você. “Afinal, as pessoas apreciam mais a franqueza do que a bajulação”.

Fale a verdade com amor – Este é o ponto de filtragem nº 2. Nunca empunhe a verdade como um bastão para nocautear alguém. “Certas pessoas têm a língua afiada como uma espada, pronta para destruir outros, mas as palavras do homem sábio ajudam a estabelecer amor e paz”. “Uma palavra amiga de ânimo e simpatia renova as forças”.

Peça a Deus que o auxilie na administração da sua boca – “Deus, controla a minha boca, e não me deixes falar o que não devo.”

Texto Bíblico Utilizado:Provérbios 16:23, 18:20, 8:7, 12:18, 12:25, Salmos 141:3

(Hedy Silvado, Fonte: vida.net)

Anúncios