Tags

, ,

CATEQUESE: OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA

Jesus Cristo, em seu amor infinito aos homens, instituiu os sete sacramentos, por meio dos quais chegam até nós os bens da redenção.

Os Sacramentos são eficazes em si mesmos, porque neles Cristo atua diretamente. Enquanto sinais externos tem uma finalidade pedagógica: alimenta, fortalecem e expressam na fé.

Quanto melhor é a disposição da pessoa que recebe os sacramentos, mais abundantes são os frutos da graça.

O que são os sacramentos?

São sinais eficazes da graça, instituídos por Jesus Cristo e confiados à Igreja, pelos quais não é dispensada a vida divina.

Quantos e quais são os sacramentos?

Os sacramentos são sete, a saber: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos enfermos, Ordem sacerdotal, e Matrimônio.

O que é o caráter sacramental?

O caráter sacramental é um selo espiritual que configura com Cristo todo aquele que o recebe. Por isso, trata-se de m selo indelével, quer dizer, permanente e, portanto, o cristão o recebe apenas uma vez na vida.

Quais são os sacramentos que imprimem caráter?

São: Batismo, Confirmação e ordem Sacerdotal.

Fonte: http://www.acidigital.com/catecismo/sacramentos.htm
Catequese: O Catecismo da Igreja Católica (1992) define a catequese como “o conjunto dos esforços feitos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a acreditar que Jesus é o Filho de Deus de modo que, pela fé, tenham a vida em seu nome, para educá-los e instrui-los nesta vida e construir assim o Corpo de Cristo”. Deste modo, a catequese é concebida como o acto de transmissão da fé numa pessoa – Jesus Cristo – acto que possui um conteúdo próprio, ou seja, o Evangelho vivido na fé da Igreja.

(Publicado em 04Abr2005, http://www.pastoralis.com.br/pastoralis/html/modules/soapbox/article.php?articleID=230)

Anúncios