Tags

, ,

APRENDA COM AS IMAGENS
(Pe. Zezinho)

As estátuas gregas e romanas, estátuas do Egito, do Peru, México, China, Índia, imagens de imperadores e reis, heróis e fundadores de reinos e repúblicas, Apa Inca, Patchakutek, Manco Capak, Abraham Lincoln, Francisco de Assis, Inácio de Loyola, Tereza de Calcutá, João Paulo II, João XXIII, Jesus, Maria e José, profetas e mártires de todos os tempos são lembranças. Existem para que nos lembremos e para que as novas gerações saibam que um dia, em algum lugar viveu um guerreiro, um patriarca, um padre, um profeta, um pastor, um mártir, um santo.

Há quem as aceite e há quem as rejeite. Há quem as adore e quem as abomine, quem saiba usá-las e quem não saiba, quem as acate e quem as ataque, quem aprenda com elas e quem deturpando a Bíblia, só ensine aos seus fiéis os textos que as proíbem, nunca os que permitem e até mandam fazê-las.

Não deixa de ser estranho que mesma igreja que permite uma enorme foto do seu pregador maior na entrada dos seus templos, condene imagens de gente que certamente foi mais santa do que ele. Basta não adorá-las. Se os fiéis daquela igreja podem inspirar-se, vendo a foto do seu amado pastor, que os instrui naquela fé e ora por eles, também poderiam inspirar-se vendo uma pintura que lembre a pessoa de Jesus ou da sua mãe… Imagens existem para a gente não esquecer. Que aqueles fiéis não esqueçam seu bem amado pastor ao ver a sua imagem. Que nós, católicos, não esqueçamos nossos bem amados santos a quem Jesus já salvou.

E que tanto eles como nós saibamos a diferença entre ter imagens e adorá-las. É como ter facas e fósforos. Depende do uso que fazemos deles. Quem não sabe usar, não deve ter. Quem sabe, use! O pecado está no uso errado e não no fato de tê-los. Facas podem matar e fósforos podem incendiar, mas nós os temos.

Imagens podem levar à idolatria, ou não. Depende da cabeça confusa e mal informada do fiel que as usa errado ou as combate porque alguém lhes mostrou só a parte que proíbe. Vai fazer o quê, quando descobrir que a mesma Bíblia também permite e até manda fazer imagens…

(Fonte: Pastoralis)

Anúncios